sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Aula 3



Nessa aula foi apresentada, no primeiro momento, informação relativa ao 3º Encontro de Editores da área de Letras e Linguística. Para isso, o professor apresentou a página da internet criada pela nossa colega de disciplina Flávia Duarte e também orientada de Doutorado dele. Segue o endereço da página com as respectivas informações.

A segunda parte da aula foi destinada à discussão de um questionário elaborado pelo professor, para ser respondido com base em um texto sobre “Hipertexto: definição, tipologia e características”. Segue as respostas do questionário em questão.
1)      Na perspectiva do autor do texto, o que caracteriza um hipertexto é a presença de links. Nesse sentido o hipertexto pode ser entendido como um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links.

2)      A discussão se desenvolve em torno da questão de usar documento em lugar de texto já que em nossos computadores usa-se a palavra documento em vez de texto. O autor diz que de fato na área da informática já foi utilizado o termo hiperdocumento, mas não pegou. Assim convencionou-se utilizar o termo hipertexto para se referir a documentos linkados.

3)      Os hipertextos abertos são aqueles que seus links apontam para documentos (textos, imagens, arquivos de áudio e vídeo) distribuídos em servidores distintos, como é o caso da web. A Wikipédia é um exemplo de hipertexto aberto.  Já o hipertexto fechado é aquele cujo conteúdo se encontra armazenado numa única unidade de armazenamento e não pode ser alterado. É o caso do CD-ROM.

4)      Os modelos de hipertexto apresentado pelo autor são:
·         Hipertexto sequencial ou linear
·         Hipertexto hierárquico
·         Hipertexto reticulado
·         Hipertexto em rede
Não é fácil identificar esses tipos de hipertexto porque eles se intercruzam.
5)      A importância da pesquisa sobre esses tipos de hipertexto reside no fato de investigar como a argumentação é trabalhada nesses hipertextos.

6)      Para o professor é importante conhecer esses tipos de hipertexto para saber qual modelo de hipertexto trabalhar em sala de aula, em função dos seus objetivos pedagógicos.

7)      No que diz respeito à leitura, a pesquisa sobre os tipos de hipertexto possibilita a ampliação de possibilidades de desenvolvimento cognitivo a favor de habilidades e competências leitoras do aluno.

8)      O papel da escola é possibilitar o conhecimento da funcionalidade desses hipertextos dentro de uma sociedade letrada.

Esse foi um breve resumo dessa aula. Abraços e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário