Nessa aula foi apresentada, no
primeiro momento, informação relativa ao 3º Encontro de Editores da área de
Letras e Linguística. Para isso, o professor apresentou a página da internet
criada pela nossa colega de disciplina Flávia Duarte e também orientada de
Doutorado dele. Segue o endereço da página com as respectivas informações.
A segunda parte da aula foi
destinada à discussão de um questionário elaborado pelo professor, para ser
respondido com base em um texto sobre “Hipertexto: definição, tipologia e
características”. Segue as respostas do questionário em questão.
1) Na
perspectiva do autor do texto, o que caracteriza um hipertexto é a presença de
links. Nesse sentido o hipertexto pode ser entendido como um texto
exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links.
2) A
discussão se desenvolve em torno da questão de usar documento em lugar de texto
já que em nossos computadores usa-se a palavra documento em vez de texto. O
autor diz que de fato na área da informática já foi utilizado o termo
hiperdocumento, mas não pegou. Assim convencionou-se utilizar o termo
hipertexto para se referir a documentos linkados.
3) Os
hipertextos abertos são aqueles que seus links apontam para documentos (textos,
imagens, arquivos de áudio e vídeo) distribuídos em servidores distintos, como
é o caso da web. A Wikipédia é um exemplo de hipertexto aberto. Já o hipertexto fechado é aquele cujo
conteúdo se encontra armazenado numa única unidade de armazenamento e não pode
ser alterado. É o caso do CD-ROM.
4) Os
modelos de hipertexto apresentado pelo autor são:
·
Hipertexto sequencial ou linear
·
Hipertexto hierárquico
·
Hipertexto reticulado
·
Hipertexto em rede
Não é fácil
identificar esses tipos de hipertexto porque eles se intercruzam.
5) A
importância da pesquisa sobre esses tipos de hipertexto reside no fato de
investigar como a argumentação é trabalhada nesses hipertextos.
6) Para
o professor é importante conhecer esses tipos de hipertexto para saber qual
modelo de hipertexto trabalhar em sala de aula, em função dos seus objetivos
pedagógicos.
7) No
que diz respeito à leitura, a pesquisa sobre os tipos de hipertexto possibilita
a ampliação de possibilidades de desenvolvimento cognitivo a favor de
habilidades e competências leitoras do aluno.
8) O
papel da escola é possibilitar o conhecimento da funcionalidade desses
hipertextos dentro de uma sociedade letrada.
Esse foi um breve resumo dessa aula. Abraços e até breve!
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