Essa foi a última aula antes da UFAL aderir à greve dos professores. Como o cronograma de apresentações dos grupos já estava planejado, os grupos deram continuidade às apresentações, mesmo sabendo que a universidade ia aderir à greve. Então o primeiro grupo a se apresentar foi o das alunas Niedja e Flávia, elas apresentaram o texto Analysing the rhetoric of Digital Genres. O objetivo do texto apresentado é mostrar como o discurso é definido e controlado por meio do uso da linguagem nas práticas sociais. elas trouxeram exemplos de site que possui essa característica sociorretórica, e como isso pode ser utilizado nas aulas.
1) Site de franquia de inglês
2) Sessão de conselhos de revista para adolescentes
3- Perfil masculino em site de relacionamento
Em seguida o grupo de Josimar, Luciano e Nildo apresentaram o texto Critérios para o estudo de reelaborações de gêneros em redes escrito pelo Prof. Júlio Cézar Araújo. A polêmica acerca desse texto foi em relação aos gêneros digitais, pois o autor afirma que que gêneros digitais não existem. Que o fato de mudar o suporte, não significa que os gêneros sofrem modificações.
O grupo seguinte foi o de Dayanne, João Vitor e Juliana Lima que apresentaram o texto “Gêneros textuais no contexto digital & Educacional” de Ediléia Félix Corrêa. O grupo iniciou fazendo uma observação de que o texto é muito confuso do ponto de vista teórico. Que tiveram dificuldade de entender a proposta da autora ao escrever o texto. Enfim, que tiveram dificuldade de compreensão.
O quarto grupo foi os das alunas Alcilene, Aléssia e Arly que apresentaram o texto "Gêneros digitais: as TIC como possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa". O grupo fez elogio ao texto, pois abordava como a tecnologia pode entrar no ensino de Língua Portuguesa.
O último grupo do dia foi o de Eliezer e Luli que apresentaram o texto "Digital Genres, New Literacies and Autonomy in Language Learning". Nesse texto a aluno Eliezer afirma que a autora não consegue explicar o que são Gêneros Digitais. Usa muito termo técnico, mas não consegue dar uma definição clara do termo. Já a aluna Luli abordou a questão da autonomia do aluno no meio digital, e aí mais uma vez surgiu a discussão de que no meio digital a total autonomia é uma ilusão do sujeito.
E assim terminou a ultima aula antes da greve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário