terça-feira, 21 de abril de 2015

AULA 2

No texto dessa aula, foram tratadas questões sobre a definição , tipologia e característica do hipertexto. Uma definição coerente e possível para o termo hipertexto, elaborada por Gomes (2011), nos dá uma dimensão relevante sobre o assunto.

O hipertexto pode ser entendido como um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links. Esses links, que podem ser palavras, imagens, ícones, etc., remetem o leitor a outros textos, permitindo percursos diferentes de leitura e de construção de sentidos a partir do que for acessado e, consequentemente, pressupõe certa autonomia de escolha dos textos a serem alcançados através dos links. É um texto que se atualiza ou se realiza, se concretiza, quando clicado, isto é, quando percorrido pela seleção dos links.

Nessa definição, percebemos que a presença de links é essencial para a existência do hipertexto. É a estrutura hipertextual que faz da web uma complexa malha de informações interligadas. Podemos destacar como características básicas da web:

  • hipertexto aberto- quase tudo que há na web está interconectado e documentos podem ser acessados de acrescentados a partir de qualquer ponto;
  • hipertexto descentralizado- a Web não tem chefe ou dono.
  • os hipertexto podem ser classificados em abertos e fechados.
  • Abertos- seus links apontam para documentos distribuídos em servidores distintos.
  • Fechados- todo o conteúdo se encontra armazenado numa única unidade de armazenamento e não pode ser alterado.
O hipertexto pode ser classificado quanto à sua estrutura e flexibilidade de navegação.


MODELOS DE HIPERTEXTO
Sequencial ou linear
É o que mais se aproxima dos textos impressos. O percurso de leitura é linear, o leitor pode apenas ir e voltar sequencialmente, texto a texto.
Hierárquico
Há uma entrada principal para o documento e, através dela, o leitor tem acesso a vários arquivos num mesmo nível hierárquico. Existe uma dependência entre os níveis.
Reticulado
Permite maior liberdade de acesso, porém não integra todos os documentos.
Em rede
É descentralizado e não hierárquico; neste modelo todos os documentos podem ser acessados a partir de qualquer ponto.


AULA 1

AULA 1

Nessa aula, foi trabalhado o texto "Texto e Hipertexto: o "Hiper" do Hipertexto e outras questões". No texto em questão, que é de autoria do Prof. Luiz Fernando Gomes, ele tenta explicar e definir o que é hipertexto partindo de comparações com o texto impresso. O conceito de hipertexto não surge de reflexões linguísticas e sim de conceitos técnicos de recuperação de arquivos digitais. Nesse sentido, o autor destaca que é necessário entender melhor o hipertexto como objeto de estudo da linguística, sua produção e recepção  e sua usabilidade, esta relacionada ao hipertexto enquanto produto tecnológico. No texto, destaca algumas semelhanças e diferenças entre o texto e o hipertexto , conforme tabela:

TEXTO
HIPERTEXTO
Unidimensional
Multidimensional
Foco de pesquisas “no processo “
Foco de pesquisas no “uso”
O autor aceita passivamente a sequência proposta pelo autor
O progresso depende das decisões do leitor



A discussão do texto se desenvolve em torno praticamente dessas questões, enfatizando as semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto, com base no ponto de vista de vários estudiosos do assunto. Por fim, o autor destaca que o surgimento do Hipertexto trouxe questões para a Linguística no sentindo de rever e rediscutir conceitos como: texto, textualidade, intra e intertextualidade.
Este espaço foi criado com a finalidade de registrar reflexões acerca das aulas da disciplina de Doutorado "Hipertexto e Gêneros", ministrada pelo prof. Dr. Luiz Fernando Gomes do Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas.